Adeus, 2011

tumblr ky5n8eMJM91qa9b8ro1 500 Adeus, 2011

O ano de 2012 che­gou, com pompa e cir­cuns­tân­cia. Parece-me não exis­tir altura mais opor­tuna do que esta para fazer uma retros­pec­tiva do ano de 1977. Permitam-me só fazer a seguinte obser­va­ção, late­ral a este assunto: a pompa e a cir­cuns­tân­cia andam mui­tas vezes jun­tas. Onde haja uma frase onde esteja pre­sente a pompa, nor­mal­mente está tam­bém a cir­cuns­tân­cia. Cor­rem até rumo­res que as duas já foram vis­tas de mão dada. Mas não me pro­nun­cio mais rela­ti­va­mente a isto, até por­que não tenho por hábito intrometer-me na vida pri­vada das pala­vras, a não ser que sejam nomes pró­prios, como Rita ou João.

Reto­mando o fio à meada, já se sabe que fazer retros­pec­ti­vas com menos do que 20 anos de dis­tan­ci­a­mento é mau. Desde já, por­que os acon­te­ci­men­tos que se regis­tam em cada ano têm reper­cus­sões que só se fazem sen­tir a longo prazo. Por exem­plo, ana­li­sar à lupa o ano de 1987 em 1988 não iria reve­lar nada de trans­cen­dente. O mesmo exer­cí­cio, feito agora, teria pro­du­zido a seguinte con­clu­são: o mundo era um local bem mais feliz em 1987, pois nessa altura nin­guém conhe­cia os Black Eyed Peas.

1977 pode pare­cer um ano lon­gín­quo, envolto num manto de neblina, mas foi tam­bém o ano em que foi fun­dada a Apple. A forma como toca­mos em coi­sas nunca mais foi a mesma. 2011 poderá pare­cer um ano que não irá dei­xar sau­da­des, sobre­tudo para quem viu tele­vi­são, mas nada nos diz que algo de revo­lu­ci­o­ná­rio que irá mudar a forma como vemos o mundo e como o mundo nos vê a nós não foi cri­ado neste ano. Em 2040 a gente fala.

O ele­fante de pelu­che
Enquanto esta­mos à espera

Write a comment

Name *

E-mail *

Website

Message *

0 Comments

There are no comments yet.

Balloons theme by
Moargh.de